quarta-feira, 11 de março de 2015

O meu interesse pelo Feng Shui


Resultado de imagem para feng shui
Acho que nunca aqui expliquei o porquê do meu interesse pelo Feng Shui. Pois bem. Comigo a descoberta do Feng Shui processou-se por necessidade. 

Comecemos pelo inicio. A casa onde vivo não a comprei foi-me dada, oferecida (o que nos tempos de crise atuais é uma verdadeira dádiva!). No entanto, como não a comprei também não a escolhi. Não escolhi a localização, não escolhi a sua dimensão, nem as suas caracteristicas. Não escolhi sequer os móveis da cozinha (que neste momento ainda são os originais). Talvez por isso quando aqui comecei a viver sentia-me mal na casa, como se fosse um corpo estranho. Não querendo parecer mal agradecida o mal estar nesta casa era tanto que a tentamos vender e mudar para outro sitio. Mas a crise económica, que em Portugal foi particularmente violenta, impediu a concretização desse plano. A casa esteve à venda por vários meses, em pelo menos três ocasiões diferentes e outras tantas imobiliárias. Não a conseguimos vender. E por isso, só restou uma solução: tentar torná-la mais agradável. Decorar, embelezar. O que se gastou em decoração!!!
Parecia que nada resultava, e ao mau estar juntaram-se dificuldades e mesmo acontecimentos díficeis. Já em deseapero de causa voltei-me para outro tipo de soluções que não a decoração. 
O Feng Shui foi na altura apenas mais uma tentativa. A grande diferença em relação a muitas desses tentativas é que que resultou.
Na época fiz inclusive workshops de Feng Shui mas o que fez de facto a diferença foi ter contratado um profissional de Feng Shui clássico. Foi um balúrdio mas compensou. Depois disso iniciei leituras e pesquisas sempre no ambito do Feng Shui clássico, também chamado de Feng Shui tradicional., e comecei eu mesma a fazer as análises. Descobri entretanto algumas falhas na análise feita à minha casa embora no essencial a análise feita na época tenha sido correta. Uma das falhas foi a análise energética ter sido contemplando o periodo 7 (da construção da casa) e não o periodo 8 (em que nos encontramos atualmente). Descobri também que a nossa casa é energicamente incompativel com todos os membros da familia. A casa pertence ao grupo Este e cá em casa somos todos do grupo Oeste. No meu caso em particular a casa á mesmo a pior possivel: a minha melhor direção é o sector mais nocivo da casa, e o sector mais favorável da casa é a minha pior direção. 
De alguma forma consegui compreender o mal estar que sempre aqui tinha sentido.
Não vendemos a casa e ainda aqui moramos. O Feng Shui permitiu-me corrigir estas incompatibilidades e posso dizer que nunca me senti aqui tão bem. Não penso em mudar-me tão cedo.
Entretanto à medida que ia estudando para meu próprio beneficio fui aplicando o que aprendia a outros casos e outras casas. Percebo que nem toda a gente possa ter disponibilidade para aplicar o Feng Shui. Percebo que muitas destas reservas estão relacionadas com a forma como se tem apresentado o Feng Shui, de uma forma muito "mistica" e "espiritual" quando o Feng Shui (o clássico) é estremamente racional, lógico e até "matemático" (não só porque se trabalha com números mas porque os números interagem com outros aspectos como a geometria da casa, a planta e os alçados da casa, a geolocalização e a geografia envolvente).

Alguns sites uteis:
http://www.fengshuiplus.com/index.html de Solange Mikucki. Aqui.
http://www.astro-fengshui.com/  de Joseph Yu. Aqui

Autores recomendados:
Joseph Yu, Solange Mikucki, Bill Clement, Elizabeth Moran, Stephen Skinner, Scott Ranson, Ray Langley, Wilson Chang, Peter Leung, Nina Wilson, Val Biktashev.

Sem comentários:

Enviar um comentário